Depoimentos de pais e alunos

Depoimentos dos alunos

DEPOIMENTO DA ALUNA SOFIA VÁMOS, FORMADA NO ENSINO MÉDIO EM 2014

Meu nome é Sofia Vámos e me formei no Ensino Médio ano passado (2014), no CIEI. A minha vontade de estudar fora começou já no ensino fundamental, e a de estudar biologia ainda quando eu tinha menos de 6 anos. Eu fiz o IB Diploma Programme, assim como completei o currículo do MEC. Mas, ao meu ver, o IB não só abre mais portas às oportunidades, como também te mostra a como enxergar o mundo de outra maneira. Com ele, aprendi a escrever monografias e análises literárias, por exemplo. Eu e minha família sempre gostamos de viajar muito, então eu sempre tive uma experiência do mundo como ele realmente é. Mas, o IB me levou além das experiências que eu já tinha. Ele me ensinou a pensar além do comum, de buscar sempre outras explicações, e o mais importante: formar minhas próprias opiniões embasadas. Após 2 árduos anos de estudo, que para mim não foram nem um pouco fáceis, chegou a hora de aplicar para as universidades, e de fazer o ENEM (que fiz no mesmo dia que as provas de vestibular americanas). Alguns (longos) meses depois, as respostas chegaram – e eu fui aceita. Mais importante ainda, fui aceita nas 3 universidades que eu mais queria. Devem se perguntar porque estou contando tudo isso. É para mostrar que mesmo em meio à dificuldades, o que importa é o esforço e a perseverança para alcançar um sonho, o apoio dos pais e professores e o mais importante: não desistir nunca. Houve horas em que eu queria desistir de tudo, mas meus professores me ajudavam a levantar e me guiavam. Por isso – e muito mais – sou eternamente grata aos grandes mestres que tive. Lembro de um dia que o Sr. Carlitos me chamou para conversar na sala dele. Eu entrei, com um friozinho na barriga, e ele me disse que estava preocupado comigo em relação às provas IB chegando, e que queria saber como seria meu futuro. Eu disse a ele que não se preocupasse, que ele podia ter certeza de que eu retornaria com a notícia que eu estudaria em uma das melhores universidades do mundo na minha disciplina. Hoje, posso dizer com orgulho que honrei minha promessa. Fui aceita em 2 das 10 melhores no mundo para biologia, e 2 das 50 melhores. A partir de Agosto, dedicarei meus próximos 4 anos à Universidade da Califórnia Santa Cruz. No futuro, como cientista, espero poder contribuir para um mundo melhor e mais sustentável para nossos filhos e netos. Mais uma vez um especial obrigada a toda a equipe CIEI e espero poder continuar alcançando todos os meus sonhos. Go Banana Slugs!!

Sofia Vámos



DEPOIMENTO DA ALUNA ANA LUISA ROBERTO, FORMADA NO ENSINO MÉDIO EM 2014

O sonho de estudar no exterior parece inalcançável para muitos, considerando que, no Brasil, os meios para tal não são muito difundidos. O intercâmbio é a solução adotada pela maioria, mas não é a única opção. Para aqueles determinados, dois anos de ensino médio gastos arrancando os cabelos são mais do que suficiente para cursar a faculdade no país de escolha.

Eu me chamo Ana Luísa Roberto e em 2014 acabei o meu IB diploma programme no colégio CIEI. Isso significa que desde 2012 eu escrevi uma monografia, além de outros trabalhos escritos, tive aulas em inglês e fiz uma bateria de provas dissertativas nessa língua. Como resultado, hoje tenho respostas positivas de sete universidades de três países diferentes: Canadá, Inglaterra e França. No primeiro, fui aceita com uma designação de estudante top da turma de 2015. No entanto, meu destino para setembro deste ano é Rouen, na França, onde estudarei em uma das dez melhores faculdades de Business do país. No final do curso, sairei falando seis línguas e espero ter conhecimento para ajudar a melhorar o cenário econômico e social do Brasil e do mundo! Agradeço profundamente a todos os que me ajudaram nessa jornada, especialmente à família CIEI que me guiou durante todo o processo. Desejem-me sorte, au revoir!

Ana Luisa Roberto



DEPOIMENTO DA ALUNA YANNA LITOWSKI EM AGRADECIMENTO AO CIEI

Estudei 14 anos no CIEI e minha formação neste colégio foi de fato algo que não encontraria em outro lugar, seja pelos professores, pela instituição, o International Baccalaureate e por meus amigos. Quando saí da escola fui aceita nas faculdades que queria, o que me surpreendeu muito. Não pensei que estivesse preparada para conquistar tudo o que conquistei, e hoje sei que muito se deve ao CIEI. Estudar em uma instituição como a UFRJ é com certeza muito diferente de tudo o que já vivi e hoje reconheço como foram valiosas as lições de vida aprendidas no CIEI.

Nunca tive experiência em grandes escolas, meu círculo de amigos sempre foi o mesmo, e via isso como algo negativo. Pensava em como seria bom conhecer muitas pessoas, fazer parte de escolas maiores e que fossem meio período. Hoje vejo o quão valioso foi meu crescimento ao lado desses amigos verdadeiros que a vida me deu. Não é a quantidade, é a qualidade. Tenho certeza de ter feito amigos para a vida. De tudo, só tenho a agradecer.

Yanna Litowski



DEPOIMENTO DA ALUNA ANA CLARA RIBEIRO PARA A PROFESSORA REGINA FAGUNDES

Dona Regina!

Hoje tive aula de arte e antropologia I e foi inevitável lembrar da senhora por três motivos:

1- a professora falou a aula toda sobre Kafka e Graciliano Ramos, e eu era a única que sabia o que ela queria dizer com "auto", "catacrese", "sinedóque", "prolepse", "paralelismo", "monólogo interior" (pasme, sim!) "diacronia", "epopeia" e todos aqueles outros milhões de termos que a senhora fazia questão que a gente usasse nas análises do IB.

2- falando do Kafka, ela aprofundou muito no psicológico dos personagens, e eu quase explodi de felicidade porque todas aquelas análises do Gregor valeram a pena!!!! As análises literárias ajudaram MUITO na minha interpretação e me fizeram enxergar os personagens (e a narrativa também, de certa forma) de uma forma que agora percebo que a maioria das pessoas não consegue ver.

3- no fim da aula ela pediu um texto com normas ABNT e tinha gente que não sabia o que era isso!!!! Resultado: to ensinando todo mundo a formatar trabalho e, meu Deus, ainda bem que eu aprendi a fazer isso no colégio! Sério, que diferença enorme já tá fazendo (e tô na segunda semana de aula só!)‏.

Então D.Regina, muito, muito, MUITO obrigada!!! Pode falar pro pessoal que tá fazendo o IB agora, faz uma diferença absurda mesmo, sou a maior testemunha!!

Ana Clara Ribeiro



DISCURSO DO ALUNO LEONARDO WERNER, NO DIA DA FORMATURA DO 9º ANO

Como me coube a oportunidade de dizer essas palavras na nossa formatura, gostaria de citar que o CIEI teve um papel extremamente importante para que chegássemos até aqui.

O Centro Internacional de Educação Integrada, queiram ou não, tem qualidades educacionais que o diferenciam dos outros colégios. Qual é o colégio que oferece aulas de Culinária, de Costura, de Trabalhos Manuais, de Música? Quais são os colégios que oferecem o IB para os seus alunos, que propicia o Cambridge que permite aos alunos portas abertas para o mundo? Aqui no Brasil são poucos, talvez a British School, a Escola Americana. E o que falar então do Projeto Pessoal, que dependendo do de cada um, pode ser um grande impulso para as nossas futuras carreiras!

Alguns alunos daqui sairão do CIEI para ir para colégios que são fortes em vestibular e que, às vezes, trabalham melhor sob pressão, e até acho que os alunos que vão continuar aqui, buscam de repente uma carreira internacional por causa do próprio perfil do CIEI, que é um colégio que prepara o aluno para isso. Eu pertenço a esse grupo.

Gostaria de agradecer em nome da turma do 9º ano, aos pais que tiveram a visão de colocar seus filhos no CIEI e principalmente aos professores que constituem e que já constituíram o Corpo Docente, porque sem dúvidas são os professores que dão a base para nós, são eles que despertam a nossa paixão por alguma matéria e admiração que temos pelo conhecimento de cada um, a vontade de estudar e instigar a curiosidade do aluno. Não vou ficar homenageando apenas alguns professores, porque na verdade, todos contribuíram para a nossa formação. Nós, alunos, somos coadjuvantes, desse trabalho tão bacana que o CIEI deixou marcado em nós.

Portanto quem merece ser aplaudido esta noite e sempre, são os professores que tem um papel fundamental para a sociedade, mas que infelizmente, essa profissão não é tão prestigiada no nosso país.

Espero que curtam essa noite única nas nossas vidas!

MUITO OBRIGADO!!!!

Leonardo Werner



Depoimentos dos pais

Desde que nossa filha Yasmin Lelot ( 7°ano) começou a estudar no CIEI, o que hj não chamamos somente de uma escola, mas tb de um laboratório para mentes pequenas, passamos a entender que existem matérias e matérias a serem ensinadas, a exemplo da matemática, do Português, do inglês..entre todas as outras, mas nem todas as escolas tem materias como as que conseguimos através de nossa filha reconhecer que o CIEI e seus educadores fazem acontecer: Estamos falando de aulas de SABEDORIA, VISÃO AMPLA, ATITUDE, SOLIDARIEDADE, POSITIVISMO, PERSEVERANÇA, ENTENDIMENTO, PACIÊNCIA... entre muitas que citaria e teríamos longas linhas...

Ter aulas como essas requer que além de uma escola ter todo lado profissional para educar nossos filhos, existe uma palavra chamada: AMOR AOS NOSSOS FILHOS..Cremos que não somente por serem os diretores desta escola e empresários Carlito e Claudia abraçaram nossos filhos e adotaram nossos filhos afim de dar o melhor, avançando além do aprendizado cultural para trabalharem o coração de nossos pequenos de forma a ajuda-los na formação do caráter de cada um deles.

Somos muito gratos...

Parabéns ao CIEI, toda equipe e em especial a Carlito e Claudia que realmente a cada dia excedem nossas expectativas!!

Henry e Patrícia Lelot



Parece que foi ontem... ainda nos lembramos das sensações que antecederam aquela primeira semana de aula. Apreensão, curiosidade, insegurança, esperança... e olha que isso foi há quase 6 anos atrás. Tudo misturado na expectativa de como nossa filha iria reagir à nova escola... coisa de pais de primeira viagem.

Não imaginávamos uma adaptação tão rápida e suave! Quando percebemos, ela já estava perfeitamente integrada. Depois disso, só momentos especiais e alegres para toda a família! Percebemos, a cada dia, o seu desenvolvimento, não somente na parte do aprendizado da educação formal, mas como cidadã, na preocupação em preservar o meio ambiente, no crescimento contínuo da auto-estima e na habilidade de se relacionar e interagir, cada dia melhor, com outras crianças e adultos.

Escolhemos o CIEI, primeiro pela proposta de ensino que nos foi apresentada quando visitamos a escola e, hoje, também, pelo profissionalismo e dedicação que percebemos, dia a dia, em cada profissional ali presente e, principalmente, pela satisfação demonstrada por nossa filha todos os dias.

Imaginamos que quando ela estiver concluindo o último ano no CIEI, no meio da nossa enorme alegria, ainda iremos pensar... parece que foi ontem!!!

José Hermínio B. Góes e Denise Góes