Pré I e II - Educação Infantil - 1º Ano (Alfabetização) - Ensino Fundamental I

No Centro Internacional de Educação Integrada - CIEI, as crianças são educadas para serem pessoas felizes que, por meio do equilíbrio e da riqueza de experiências próprias, saibam enfrentar os desafios da vida com iniciativa e resistência. O CIEI acredita que é na fase da Educação Infantil que se dá o início do processo de transformar a criança em um indivíduo investigador consciente, que tem autonomia de ação, que cada vez menos necessitará do apoio do adulto ou de instruções; em um ser hábil, capaz de continuar sua evolução e de direcionar a ampliação de seu conhecimento. É nesta fase, ainda, que a criança forma ou não atitude ativa e positiva em relação ao aprendizado e frente a situações novas e desconhecidas.

A educação no CIEI contempla o desenvolvimento pleno da criança (cabeça, coração e mão) ajudando-a a construir sua personalidade e conhecer o seu “eu“ social. Para isso focalizamos os aspectos emocional, cognitivo, criativo, social e psicomotor. Desta forma a criança aprende a ser independente e responsável, formando opinião própria, exercitando sua capacidade de decisão e desempenhando comportamentos facilitadores para sua vida social, baseada na compreensão de seus propósitos.

As educadoras são pessoas carinhosas que demonstram às crianças aceitação, apoio e estímulo afetivo-social. Elas se preocupam com o desenvolvimento e o crescimento de cada aluno de forma particular e sabem exigir das crianças de modo apropriado às idades. Seus exemplos baseiam-se no que de fato elas fazem e são. São alegres e positivas, o que lhes permite encorajar as crianças, ajudando-as a ganhar confiança nelas próprias.

O CIEI está instalado num ambiente especialmente construído que favorece o pleno desenvolvimento da criança. As atividades lúdicas são a base da aprendizagem.

O currículo da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental do CIEI inclui:

a) Atividades curriculares dirigidas:
- Expressão oral e escrita
- Leitura e interpretação
- Matemática, números, formas e raciocínio lógico
- Ciências, experiências, observações e convivência com a natureza e com os animais
- Estudos Sociais, compreensão de fatos históricos e organização social, educação pessoal e interação em grupo
- Educação artística, rítmica e musical
- Ensino de Inglês
- Culinária infantil

b) Atividades extracurriculares:
- Judô ou Capoeira
- Futebol ou Balé
- Psicomotricidade ou Ginástica Olímpica
- Natação
- Biblioteca

c) Atividades diversificadas:
- Jogos didáticos
- Oficinas de atividades
- Trabalho individual
- Brincadeiras em grupo
- Jogos de construção
- Desenho livre
- Corte colagem
- Pintura
- Leitura
- E outras

Alfabetização

A base da nossa alfabetização consiste no método Natural e em um trabalho sociocultural e individualizado, objetivando sempre o desenvolvimento e o progresso de cada aluno no descobrimento prazeroso do mundo letrado.

O processo de construção da leitura e escrita está sendo estimulado através de diferentes atividades e tarefas dinâmicas, onde os alunos se apropriam aos poucos das habilidades de ler e escrever, adquirindo cada vez mais segurança e autonomia até se tornarem de fato leitores e escritores.

Língua estrangeira

As crianças iniciam o ensino de línguas estrangeiras com Inglês na Educação Infantil, de forma lúdica e divertida, tendo o primeiro contato consciente com a nova língua por meio de músicas, poesias, jogos e brincadeiras.

No 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos aprendem a primeira língua estrangeira como base oral, como um primeiro passo para o desenvolvimento da socialização e comunicação natural e aberta.