Ensino Fundamental II - 6º ao 9º Ano

No Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano, o Centro Internacional de Educação Integrada leva em consideração a fase do estudante entre a puberdade e a adolescência, caracterizada por incertezas, sensibilidade, inseguranças e questionamentos. Por isso, os alunos são motivados com a utilização de uma filosofia que valoriza a disciplina, as transformações estruturadas, a criatividade e a flexibilidade para ajudar a evolução individual através da autorrealização e da participação responsável na sociedade. Não querendo prescrever um código moral, os estudantes são incentivados a desenvolver valores éticos que os guiarão na vida.

Esta é uma etapa intermediária de fundamental importância. Estamos cientes que qualquer projeto educativo deve levar em consideração a dimensão do presente vivido pelo aluno, no nosso caso o adolescente, que está em um momento específico da vida humana e não apenas em um tempo de espera para a vida acadêmica.

O currículo do CIEI inclui:

a) Disciplinas:
Português
Matemática
Inglês
Alemão
História
Geografia
Ciências Naturais (Biologia, Química e Física)
Trabalhos Manuais e Artes
Educação Musical
Educação Física
Estudo Dirigido

b) Contexto Global
Identidade e Relacionamento
Orientação em espaço e tempo
Justiça e Desenvolvimento
Globalização e Sustentabilidade
Expressão Pessoal e Cultural
Inovações técnicas e científicas
Serviço Comunitário

c) Atividades Extracurriculares
No início de cada bimestre, os alunos podem se inscrever para diversas atividades, duas vezes por semana. Eles podem optar por: Atividades Recreativas, Informática, Atividades lúdicas em Inglês, Xadrez, Culinária, Corte Costura e Atualidades em História.

Ensino de Línguas estrangeiras

Continuamos o trabalho com a primeira língua estrangeira, o Inglês, visando avanços significativos individuais e a aprovação nos diferentes exames de Cambridge.

Neste período, almejamos alcançar os seguintes certificados: KET, PET e FCE.

No 6º ano iniciamos o ensino da segunda língua estrangeira, o Alemão. É uma língua com bastante gramática e com avanços normalmente um pouco mais lentos. Mas os alunos são capazes de chegar á um ótimo nível, e são preparados para prestar os primeiros exames do Goethe Institut até o final do Ensino Fundamental.

Projeto Pessoal

Os alunos do 9º ano concluem o Ensino Fundamental com a elaboração e apresentação do seu Projeto Pessoal. Trata-se de um projeto individual, com o tema escolhido pelo próprio aluno, que deve ter como base uma investigação profunda e uma interpretação pessoal.

Nestes últimos anos ficamos muito orgulhosos de vários alunos, após assistirmos a apresentação do Projeto Pessoal deles.

Fontes utilizadas: Lei de Diretrizes e Bases do Brasil. - Informações básicas do Bacharelado Internacional 1997. - Parámetros Curriculares Nacionais (PCN) do Brasil.

Calendários de Provas