Respons. Social e Ambiental

Projetos

Projeto ambiental do aluno Henrique Bergallo Rocha:
Calculando Emissões de Carbono em uma Microescala

A ideia do meu projeto surgiu, principalmente com a constatação que, apesar de todos nós sabermos hoje em dia sobre o que é e como acontece o Aquecimento Global, poucas pessoas fazem algo para impedi-lo. Então, cheguei à conclusão que ninguém fazia nada por simplesmente não saber o que fazer. As pessoas não sabem como retirar o carbono da atmosfera, apesar de ser algo simples, como plantar árvores. Eu, sabendo disso, decidi mostrar que o sequestro de carbono existe e que cada um pode fazer sua parte nisso.

O que eu fiz para o meu projeto, basicamente, foi junto com o meu monitor do Projeto, Thiago F. P. D. Pereira, e através de pesquisas, medições e cálculos, chegar à quantidade de carbono que a minha escola (CIEI) emite por ano, pouco mais de 71 toneladas, e potencialmente à quantidade de árvores a serem plantadas para que essas emissões fossem neutralizadas: 119 por ano. Esse número deve ser anual porque o crescimento de uma planta é irregular, assim como a sua absorção de Dióxido de Carbono, e por isso foi usada uma média que diz que se essas 119 árvores fossem plantadas hoje, apenas após 20 anos ESTE ano seria neutralizado. Sim. É um processo lento, e por isso, a melhor opção ainda é diminuir as emissões, mas pelo menos é necessário mostrar para a população que existe sim uma saída não só para o Aquecimento Global, mas muitos outros problemas ambientais atuais.

Podemos separar o meu projeto em duas partes: A 1ª parte foram as pesquisas, os cálculos, enfim, a parte teórica. Já a 2ª parte do projeto é a conscientização, mostrar para as pessoas as minhas conclusões, as conclusões de um estudante adolescente perante esse problema global. E foi o que eu fiz, quando apresentei uma palestra na PUC, durante uma aula de educação ambiental no curso de pedagogia, e quando eu apresentei o projeto em si, para a sua finalização na escola. Na verdade, no meu caso não foi bem uma finalização, pois dei continuidade à pesquisa e fui aceito para apresentá-lo em um congresso de conservação internacional este ano, na China (SCB-2009).

O Aquecimento Global pode e deve ser vencido, hoje já dispomos de conhecimento para fazê-lo. Tudo o que é necessário é a união entre Governo e população, pois não adianta o povo apenas reclamar das práticas ambientais do Governo e vice-versa. Temos de agir juntos, e até um estudante pode fazer sua parte, basta querer. Essa é a minha meta final.

Henrique Bergallo Rocha
Aluno do 1º ano Ensino Médio do CIEI

imagem de natureza