Projetos Pessoais

Ao final do Ensino Fundamental, mais precisamente durante o segundo semestre do 9º ano, nossos alunos são levados a preparar o que chamamos de PROJETO PESSOAL. Este projeto baseia-se na pesquisa sobre um tema de livre escolha, busca a criatividade, a independência e a oportunidade de colocar em prática todas as ferramentas de aprendizagem adquiridas.

O tema de livre escolha possibilita o compromisso pessoal com a execução do trabalho, que deverá ser redigido e também apresentado oralmente. De acordo com o tema, cada aluno elege um monitor (um professor) que o orientará durante todo processo de pesquisa e execução.

O aluno é avaliado em vários critérios e todos são claramente descritos na apostila que cada aluno recebe ao final do primeiro semestre. Tais avaliações não pesam para promoção ao Ensino Médio, o que deixa os alunos livres da pressão das provas formais do ano letivo. A criatividade é altamente encorajada e o produto final pode tomar a forma de uma dramatização, um experimento científico, uma dissertação, além de outras. O Projeto Pessoal é pessoal e deve dizer muito sobre o seu autor.

Nossa experiência é altamente gratificante, e trabalhos de nível “ótimo” a “espetacular” são uma constante.

Qualquer semelhança com teses de mestrado e doutorado (como filosofia) não é mera coincidência, e nunca é cedo demais para começar.