Conquistas e Resultados
IB Diploma Programme
O IB Diploma é um diploma que possibilita o ingresso dos alunos nas universidades em outros lugares do mundo. Veja abaixo os resultados dos nossos alunos em relação ao IB Diploma:
2017
*O aluno recebe o Diploma bilíngue quando ele realiza os exames das áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais ou Matemática em uma segunda língua que não seja a língua materna.
2018
*O aluno recebe o Diploma bilíngue quando ele realiza os exames das áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais ou Matemática em uma segunda língua que não seja a língua materna.
2019
*O aluno recebe o Diploma bilíngue quando ele realiza os exames das áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais ou Matemática em uma segunda língua que não seja a língua materna.
2020
*O aluno recebe o Diploma bilíngue quando ele realiza os exames das áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais ou Matemática em uma segunda língua que não seja a língua materna.
2021
*O aluno recebe o Diploma bilíngue quando ele realiza os exames das áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais ou Matemática em uma segunda língua que não seja a língua materna.
2022
*O aluno recebe o Diploma bilíngue quando ele realiza os exames das áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais ou Matemática em uma segunda língua que não seja a língua materna.
Alunos do CIEI pelo mundo
Muitos dos nossos alunos ao realizarem as provas necessárias e adquirirem o IB Diploma, optam por fazer a graduação em outro país. Os países mais procurados são: Estados Unidos, Noruega, Austrália, França, entre outros.
Alunos do CIEI pelo Brasil
Muitos dos nossos alunos optam também por fazer a graduação no Brasil. Veja abaixo as universidades mais procuradas pelos os nossos alunos:
- UFRJ
- IBMR
- FGV
- PUC
- IBMEC
- UERJ
- Universidade de Petrópolis
As seguintes universidades brasileiras reconhecem o grande diferencial dos programas da International Baccalaureate Organization e candidatos com o IB Diploma passam por uma admissão diferente nestas faculdades do que os demais candidatos.
Depoimentos
Para os alunos, o CIEI é como uma segunda casa. É um lugar de aprendizado, de amizade, de amor, de brincadeiras, de expêriencias, de crescimento e amadurecimento. Muitos pais relatam como o filho ou a filha é feliz no CIEI, e como sente saudades da escola em épocas de férias. E os ex-alunos, já formados e nas universidades, voltam sempre para matar a saudade da querida escola.
Além disso, o estímulo a investigação e a superação dos desafios foi algo relevante para mim. E o que ficou marcante na minha memória no CIEI é a proximidade com os professores, com os amigos de classe e com os outros funcionários.
Outras contribuições do CIEI que eu considero relevante são: a capacidade de compreender diferentes pontos de vista; de ouvir a perspectiva de outra pessoa; aceitar críticas e aplicá-las em minha vida de forma construtiva e me comunicar de forma clara e coerente em várias situações diferentes… esses são poucos exemplos de como o CIEI me formou como cidadã e como tudo que trabalhamos durante os 14/15 anos que estudei nele contribuiu para minha vida pessoal, acadêmica e profissional.
Pensando na vida mais acadêmica, acho que as inúmeras dissertações realizadas para o IB, inclusive o projeto pessoal, foram de grande proveito para o desenvolvimento de habilidades de síntese, organização e tradução de ideias para o papel de maneira clara e objetiva, ajudando principalmente a produção de trabalhos extensos como o TCC.
O que mais ficou marcado na memória quando lembra da sua vida no CIEI, são as pessoas de modo geral; amigos, professores, coordenadores, diretores, inspetores, as meninas da cozinha, o pessoal da manutenção; são pessoas que, com certeza, vou lembrar para o resto da minha vida. Gostava muitos das festas e viagens do CIEI também!
Responsabilidade e Foco e organização, são características que eu desenvolvi muito durante meu período no IB e no CIEI que hoje me ajudam em diferentes aspectos, principalmente com o fato de que hoje em dia moro sozinha, então minhas responsabilidades triplicaram.
Hoje tive aula de arte e antropologia I e foi inevitável lembrar da senhora por três motivos:
1- a professora falou a aula toda sobre Kafka e Graciliano Ramos, e eu era a única que sabia o que ela queria dizer com “auto”, “catacrese”, “sinedóque”, “prolepse”, “paralelismo”, “monólogo interior” (pasme, sim!) “diacronia”, “epopeia” e todos aqueles outros milhões de termos que a senhora fazia questão que a gente usasse nas análises do IB.
2- falando do Kafka, ela aprofundou muito no psicológico dos personagens, e eu quase explodi de felicidade porque todas aquelas análises do Gregor valeram a pena!!!! As análises literárias ajudaram MUITO na minha interpretação e me fizeram enxergar os personagens (e a narrativa também, de certa forma) de uma maneira que agora percebo que a maioria das pessoas não consegue ver.
3- no fim da aula ela pediu um texto com normas ABNT e tinha gente que não sabia o que era isso!!!! Resultado: estou ensinando todo mundo a formatar trabalho e, meu Deus, ainda bem que eu aprendi a fazer isso no CIEI! Sério, que diferença enorme já tá fazendo (e tô na segunda semana de aula apenas!).
Então, D.Regina, muito, muito, MUITO obrigada!!! Pode falar pro pessoal que está fazendo o IB agora que faz uma diferença absurda mesmo, sou a maior testemunha!!
Quando saí da escola fui aceita nas faculdades que queria, o que me surpreendeu muito. Não pensei que estivesse preparada para conquistar tudo o que conquistei, e hoje sei que muito se deve ao CIEI.
Estudar em uma instituição como a UFRJ é com certeza muito diferente de tudo o que já vivi e hoje reconheço como foram valiosas as lições de vida aprendidas no CIEI.
Nunca tive experiência em grandes escolas, meu círculo de amigos sempre foi o mesmo, e via isso como algo negativo.
Pensava em como seria bom conhecer muitas pessoas, fazer parte de escolas maiores e que fossem meio período. Hoje vejo o quão valioso foi meu crescimento ao lado desses amigos verdadeiros que a vida me deu. Não é a quantidade, é a qualidade. Tenho certeza de ter feito amigos para a vida. De tudo, só tenho a agradecer.
Não imaginávamos uma adaptação tão rápida e suave! Quando percebemos, ela já estava perfeitamente integrada. Depois disso, só momentos especiais e alegres para toda a família! Percebemos, a cada dia, o seu desenvolvimento, não somente na parte do aprendizado da educação formal, mas como cidadã, na preocupação em preservar o meio ambiente, no crescimento contínuo da auto-estima e na habilidade de se relacionar e interagir, cada dia melhor, com outras crianças e adultos.
Escolhemos o CIEI, primeiro pela proposta de ensino que nos foi apresentada quando visitamos a escola e, hoje, também, pelo profissionalismo e dedicação que percebemos, dia a dia, em cada profissional ali presente e, principalmente, pela satisfação demonstrada por nossa filha todos os dias.
Imaginamos que quando ela estiver concluindo o último ano no CIEI, no meio da nossa enorme alegria, ainda iremos pensar… parece que foi ontem!!!
Foi um colégio que me ensinou muito mais que conhecimento teórico. As aulas práticas são inesquecíveis - artes, trabalhos manuais, informática, culinária. Além disso, a cultura de responsabilidade social da escola me preparou para a vida: desde a preocupação com levar meu prato na cantina depois de almoçar à preocupação com as plantas e animais (horta e animais que havia no colégio). Levarei esse cuidado que foi inserido em mim para sempre. Foi uma escola que não somente nos ensinou, mas também nos educou!
Sou muito grata pelo trabalho exercido sempre de forma profissional e pelo carinho dos professores e diretores. Tenho memórias muito felizes da minha infância na CIEI, professoras que marcaram minha vida com sua paciência, mansidão e simpatia. No Ensino Médio, na minha época, a grande maioria dos professores era empenhada em demonstrar imparcialidade no ensino e não doutrinava alunos, então espero que ainda tenham esse cuidado, principalmente em meio ao Brasil polarizado no qual hoje vivemos.
Como alguns sabem, nossa família estará fora por um ano. Essa mudança, no meio do ano letivo americano e da pandemia foi extremamente difícil e a adaptação às necessidades e estrutura da família também, e isso não seria possível sem o apoio da escola. O CIEI e os professores nos auxiliaram a todo momento. A empatia que envolve o aprendizado no CIEI move estas crianças em um omento extremamente exaustivo, limítrofe. Penso no quanto o meu filho cresceu, como as crianças e as famílias têm um papel ativo na construção da escola.
Bom, familiares, nem se preocupam com a aquisição de inglês ou formação no CIEI. Meu filho Rocco, que sempre estudou o inglês da escola e segue SEM aulas particulares, já foi conhecer escolas para o próximo ano letivo. Na avaliação de inglês de nivelamento para o 6º ano triou 78% em uma prova de quatro horas, onde a média da Florida gira em trono de 52%. A prova foi uma surpresa: Eu quase morri. Rocco respirou fundo, quando escutou sobre as quatro horas e disse “pode ir mãe, que eu dou conta”. Segundo ele, a prova consistiu em textos a serem interpretados, e acho que isso, nossos meninos estou apendendo a fazer; a pensar, analisar e ter o perfil de “mente aberta”. Na segunda escola foi uma conversa somente com ele e falaram que se surpreenderam porque n Florida os latinos não falam de forma alguma o inglês que ele fala e entende, e também o indicaram para o 6º ano. Nos outros dois colégios, a vinda do CIEI, uma escola IB – PYP, com boas notas já abriu os caminhos e nenhuma avaliação pontual foi necessária. Então estou aqui, com o coração mais leve, escrevendo esta carta de agradecimento a todos vocês, que sabem exatamente o trabalho que estão fazendo. Muito orgulho dessa escola e em breve estaremos de volta.