Educação Infantil e 1º Ano do EF
Princípios Pedagógicos
No CIEI as crianças aprendem com prazer e são felizes. A Educação Infantil é um espaço educativo de cuidados, que assume o compromisso de promover situações de aprendizagens significativas, brincadeiras e rotinas saudáveis, valorizando a construção dos saberes e o desenvolvimento integral da criança.
Oportunizamos aprendizagens e experiências variadas, visando o desenvolvimento cognitivo, motor, social e de autoconfiança. Queremos que os nossos alunos se tornem aprendizes com voz, escolha e responsabilidade, que passam a ter iniciativa de ação, mostrando-se independentes e confiantes, empregando e aprimorando as habilidades acadêmicas, emocionais e sociais. Visamos formar crianças felizes, saudáveis e competentes que enfrentam desafios com atitudes ativas e positivas e que saibam lidar com situações desconhecidas.
Primary Years Programme
O Primary Years Programme – PYP (Programa dos Anos Primários) envolve todo o programa educacional da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e faz parte dos programas acadêmicos da International Baccaluareate Organization (IBO).
O ensino-aprendizagem nesta etapa da escolaridade se baseia numa metodologia investigativa dentro de uma estrutura transdisciplinar que através de questionamentos e desafios leva os alunos a pensar por si mesmos e assumir a responsabilidade por seu aprendizado à medida que exploram questões e oportunidades locais e globais em contextos da vida real.
Currículo
O CIEI segue a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR –BNCC, inserida na metodologia internacional PYP.
Os componentes curriculares que constituem a rotina da Educação Infantil são Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Inglês, Artes, Música e Psicomotricidade.
Nas turmas do 1º ano diferencia-se a nomenclatura, sendo: Português, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Inglês, Artes, Música e Psicomotricidade.
As atividades de Natação, Capoeira ou Judô, Futebol ou Dança, Teatro e Culinária também fazem parte do horário das séries inicias e são consideradas atividades extracurriculares.
O currículo proposto pelo PYP baseia-se nos elementos essenciais: Conhecimentos, Conceitos, Habilidades e Ação, que fazem parte de todo ensino aprendizagem. Os conhecimentos (conteúdos) são trabalhados nas Unidades Investigativas, específicas para cada turma, dentro dos seis temas transdisciplinares. Os temas transdisciplinares desenvolvidos são:
- Quem somos nós
- Onde estamos no tempo e no espaço
- Como o mundo funciona
- Como nos organizamos
- Compartilhar o planeta
- Como nos expressamos
E, através do desenvolvimento dos elementos essenciais, buscamos aprimorar os atributos do “IB learner profile”: Investigativo, Conhecedor, Pensador, Comunicador, Audacioso, Atencioso, de mente aberta, com princípios, Equilibrado e Reflexivo.
Línguas
Desde a Ed. Infantil estimulamos o desenvolvimento linguístico em todos os momentos, visando a progressiva ampliação das habilidades de comunicação: ouvir, falar, ler e escrever; aperfeiçoando gradativamente a língua materna e a primeira língua estrangeira.
As crianças iniciam o ensino de Inglês na Educação Infantil. Diariamente elas aprendem de forma lúdica e divertida a nova língua por meio de músicas, poesias, jogos, brincadeiras e comunicações simples e rotineiras. Aos poucos começam a ampliar o vocabulário e criar uma relação com a língua inglesa, desenvolvendo um novo conceito linguístico.
No 1º ano, os alunos aprendem o inglês ainda na base oral mas já introduzimos a alfabetização de inglês através dos “phonics”; de forma contínua e progressiva desenvolvemos a leitura e a escrita da língua estrangeira.